segunda-feira, 20 de junho de 2011

O poder da gentileza

Sentimentos bons nunca saem de moda e deixam a vida de todos indiscutivelmente melhor.
Não adianta estar na moda, andar bem vestido e não ser educado com o próximo.


Você sente que em sua vida falta um pouco mais de alegria? Pois sabia que pequenos gestos podem provocar grandes transformações. Estudos mostram que gentileza traz felicidade a quem pratica. Em um estudo da universidade da Califórnia, a psicóloga Lyubomirsky pediu aos participantes que praticassem ações gentis durante dez semanas. Todos registraram aumento na felicidade durante o estudo.

Os que praticaram ações variadas, atitudes simples do dia a dia, como se oferecer para lavar uma louça, fazer elogios ou segurar a porta aberta para um estranho passar, registraram níveis mais altos e duradouros de felicidade, em comparação com quem repetiu a mesma atitude indiferente aos outros.

“Quando somos empáticos, tendemos a nos colocar no lugar da outra pessoa, a ver o outro como um ser humano como nós: com sonhos, problemas, necessidades, dúvidas, medos, qualidades, defeitos, etc. Ser gentil é antes de tudo ser capaz de perceber as  necessidades  dos outros. Quando dizemos ‘bom dia’ a alguém, estamos não apenas sendo corteses, mas também estamos atendendo  a uma necessidade humana de ser visto, percebido por seus iguais. Quem tem a consciência de que há necessidades humanas comuns a todos nós consegue ser gentil”, defende Angelita Corrêa Scardua, psicóloga, mestre da USP/SP, especialista em felicidade e Desenvolvimento adulto.


(Revista Ponto de encontro, Junho de 2011)


Nenhum comentário:

Postar um comentário